Pouso Alegre realiza sua conferência

Auditório frente para fundo

Auditório fundo para frente

Mesa esquerda para direita

Mesa Heitor profa. Welington

No auditório praticamente lotado do único hotel cinco estrelas da cidade, o Marques Plaza, predominava a presença de estudantes de comunicação e publicidade, entre professores, profissionais da imprensa e representantes do poder público.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Pouso Alegre em parceria com a Univás, TV Alterosa Sul de Minas, Marques Plaza Hotel e Comissão Estadual Pró-Conferência de Comunicação de Minas Gerais. A Conferência contou com mais de 150 pessoas

Ao declarar aberta a I Conferência Municipal, o prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini (PT), encontrou na etimologia do texto bíblico sobre a criação do mundo, a possibilidade transformadora existente na palavra, tanto em seu sentido criador, quanto destruidor. Com a Caverna de Platão, estimulou os presentes a não se deixarem escravizar pelas sombras da vida e enfrentar a dor de conhecer a verdadeira luz e a realidade, em toda sua intensidade. (Caverna de Platão em quadrinhos!)

É relevante destacar o empenho da administração municipal e sua Assessoria de Comunicação, coordenada por Wellington de Oliveira, na realização deste evento, enquanto há cidades e estados, onde o executivo se nega a dar qualquer apoio a tal iniciativa. Presidindo o evento, ele usou da palavra para ressaltar a importância de Pouso Alegre e região na democratização da comunicação.

A professora Vânia Mesquita, representante dos cursos de Comunicação Social da Univás agradeceu o convite para a parceria e parabenizou a presença dos participantes.

.

_tv_hipnotiza_trabalhador
A mesa de debate foi composta por Ana Eugênia Nunes de Andrade, professora de Ética e Legislação, Guilherme Garcia, repórter da TV Alterosa, Heitor Reis, representante da Comissão Estadual Pró-Confecom, João Clauber Costa, DJ Chock, da Rádio Web RPA e Patrícia do Prado Marques Cordeiro, professora de Jornalismo “on-line”.

Heitor Reis exortou aos que ainda não assistiram ao filme Matrix, para que o façam, como uma versão cibernética da alegoria do renomado filósofo grego. Divulgou o livro de Altamiro Borges, A Ditadura da Mídia. Indicou textos disponíveis gratuitamente na rede mundial de computadores: De Perseu Abramo, Padrões de manipulação na grande imprensa. De Aloysio Biondi, defendeu a leitura de O Brasil Privatizado, para se constatar que a ditadura da mídia é apenas uma forma  através da qual se pode perceber uma ditadura ainda muito maior.

Sensibilizou profundamente os presentes, a projeção de um vídeo da TV Alterosa, ilustrando a palestra do jornalista Guilherme Garcia, onde demonstrava como um adolescente registrou problemas no transporte escolar de uma cidade vizinha, através de seu telefone celular, enviou-o para a emissora, através da rede mundial de computadores, gerando uma série de matérias sobre o assunto, forçando o poder público a avançar concretamente no sentido de dar uma solução para a precariedade do serviço e insegurança dos estudantes que o utilizam.

A Conferência Intermunicipal é preparatória para a Conferência Estadual, que será a prévia para a etapa Nacional. O debate tem como tema: “Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”, e o evento local tem como objetivo elencar propostas para a participação na Estadual, o que será feito na noite de hoje.

Créditos pelas fotos e texto básico:
Cristiano Rodrigues, Ascom da PM de Pouso Alegre

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: