Juiz de Fora abre inscrições para sua conferência municipal

Inscrições para 1ª Conferência Municipal de Comunicação começam na segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira, 21, a comissão organizadora da 1ª Conferência Municipal de Comunicação, que será realizada nos dias 25 e 26 de setembro, abre as inscrições para delegados e observadores. São 200 vagas, sendo 150 para delegados e 50 para observadores. Podem participar da conferência quaisquer cidadãos e organizações da sociedade civil, empresas, instituições públicas ou privadas que efetivem seu cadastramento, até o dia 24 de setembro. As inscrições, gratuitas, serão realizadas no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de JF e Região, situado na Rua Floriano Peixoto 72 – Centro, das 9h às 12h e das 15h às 18h.

Das 150 vagas para delegados, 90 são para a sociedade civil, 15 para os empresários/representantes dos meios de comunicação, 15 para a Prefeitura de Juiz de Fora, 15 para a Câmara Municipal e 15 para a UFJF. Cada entidade da sociedade civil pode indicar três delegados.

No ato da inscrição, é necessário definir qual grupo de trabalho deseja participar. São dez: Políticas de Concessões; Rádios e TVs Comunitárias; Mídias Alternativas; Educomunicação; Conselho Municipal de Comunicação; Mídias digitais e Inclusão digital; Representações dos segmentos historicamente oprimidos; Produção Regional de Comunicação; Comunicação Sindical; Fim do Diploma e da Lei de Imprensa: Democratização da Comunicação?

A abertura da Conferência, que tem como tema central Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital, acontece dia 25, às 19h, na Câmara Municipal, com um debate entre o professor da Universidade de Brasília, Murilo Cesar Oliveira Ramos, e o representante da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Josué Franco Lopes.

No sábado, 26, no Instituto Metodista Granbery, acontecem dois debates na parte da manhã e dez grupos de trabalho no período da tarde. O primeiro debate tem como tema Movimentos Sociais com as participações de Paulo Edson, do Instituto Vozes, Felipe Canedo, da União Estadual de Estudantes de Minas Gerais, e Romário Schettino do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. O segundo vai apresentar o cenário da comunicação em Juiz de Fora com Adenilde Petrina, do Sistema Radiodifusão Comunitária Santa Cândida, Claudia Lahni, professora da Faculdade de Comunicação da UFJF e Lúcia Schmidt do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora e professora do CES.

A comissão organizadora da Conecom/JF foi constituída por oito membros, sendo três representantes do Poder Público – um indicado pela Prefeitura, um pela Câmara Municipal e um da Universidade Federal de Juiz de Fora – e cinco representantes da sociedade, indicados pelo Movimento Municipal Pró-Conferência de Comunicação. São eles: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região (STIM) – João César da Silva; Movimento Negro Unificado (MNU) – Paulo Azarias; Sistema de Radiodifusão do Bairro Santa Cândida – Adenilde Betrina Bispo; Casa de Cultura Evailton Vilela – Jeferson da Silva Januário e Fórum Permanente de Participação Política – Carlos Vinícius de Moraes.

A Conferência visa contribuir com propostas orientadoras para a formação de uma Política Nacional de Comunicação – que será amplamente debatida na Conferência Nacional, que acontece entre os dias 1º e 3 de dezembro de 2009, em Brasília – além de promover um debate amplo e democrático com a sociedade juizforana sobre a democratização da comunicação.

Para o secretário de Comunicação Social da PJF, Rodrigo Barbosa, a conferência municipal é a primeira oportunidade na cidade para se fazer uma discussão abrangente sobre as principais temáticas da comunicação no Brasil. A expectativa do secretário é atrair o maior número possível de pessoas para as discussões que vão contribuir para os debates das conferências Estadual e Nacional. “Além disso, esperamos que a nossa conferência desenvolva iniciativas e idéias que contribuam para transformar a realidade local”, afirma Rodrigo.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-7599/7245.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: