CUT Rumo à Conferência Nacional de Comunicação

Jornal da CUT aborda propostas da Central para as comunicações no Brasil

Escrito por Ana Paula Carrion e Isaías Dalle

Foto: Image
Foto: Roberto Parizotti

São 19 horas, aproximadamente, e o cidadão ou a cidadã chega em casa e se senta no sofá para assistir televisão após um duro dia de trabalho. O programa exibido enche os olhos e mexe com o imaginário do cidadão comum. Nesse momento a sua realidade é imediatamente transportada a um mundo de fantasias – diferente do seu. A hora passa, termina a novela e inicia o telejornal.

Seria agora, no telejornal, o contato com a realidade?

Que nada! Outra dose de manipulação é injetada no cérebro do cidadão – sem dó, nem piedade. As informações subestimam o poder de discernimento do telespectador e o prende a uma única visão.

A população brasileira é composta por mais de 180 bilhões de habitantes com as mais diversas realidades e problemas que com certeza não são manchetes nos telejornais.. O que nos leva a uma única conclusão: fazemos parte de um Brasil que a mídia não quer ver.

Onde estão os veículos de comunicação com conteúdos regulados, onde estão as produções regionais – com garantia de pluralidade de conteúdos, as produções independentes com visões dos segmentos marginalizados e discriminados da sociedade?

Pode ser que agora estejam mais próximos. Depois de muita luta do movimento sindical e social temos pela primeira vez na história da comunicação do país uma oportunidade de debater amplamente o setor e propor mudanças em suas regras.

Continua aqui!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: