Jornalistas: 1ª Confecom e seus impactos na sociedade

SJPMG discute Confecom

    

“O Fórum de Debates 1ª Terça promove, na quinta-feira, dia 21 de maio, às 19h30, no Sindicato dos Jornalistas (Av. Àlvares Cabral, 400, Centro), um debate sobre a “1ª Conferência Nacional de Comunicação e seus Impactos na Sociedade.” A Conferência foi convocada para os dias 1 a 3 de dezembro de 2009, depois de realizadas as etapas regionais e estaduais.

Com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, a Confecom oferecerá subsídios ao governo federal para a formulação de políticas públicas para o setor.  Propriedade cruzada dos meios de comunicação, fortalecimento da imprensa regional e concentração de veículos nas mãos de um mesmo grupo devem ser temas debatidos durante o evento. Também serão exploradas questões como concessões de rádio e TV, convergência tecnológica e as chamadas novas mídias – como internet, TV a cabo e celular.

Debatedores

A mesa de debates terá a participação de Marcelo Bechara, consultor jurídico do Ministério das Comunicações, e do professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, Murilo César Ramos, pós-doutor pela Unicamp e doutor em Comunicação pela School os Journalism, da University of Missouri-Columbia(EUA).

Lançamento – A programação do evento inclui o lançamento do livro “Mídia e Psicologia: produção de subjetividade e coletividade“. Trata-se do registro do Encontro Nacional sobre o assunto, realizado na Escola de Psicologia da UFRJ, produzido pelo Conselho Federal de Psicologia. Este lançamento foi organizado pelo XIV Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG). [www.crp04.org.br ]

Histórico – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto de convocação para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), no dia 16 de abril, e o Ministério das Comunicações, coordenador do evento, publicou a Portaria nº 185/2009 que constitui a Comissão Organizadora, no dia 20 de abril. Houve um excessivo privilégio quanto ao número de representantes dos empresários e governo, em detrimento dos movimentos sociais, quando se pretendia que fosse democrático.

O formato da Conferência corresponde, em parte, às reivindicações do movimento que constitui a Comissão Nacional Pró-Conferência, constituída por organizações como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Em Minas Gerais, o Sindicato dos Jornalistas compõe o Comitê Mineiro do FNDC e a Comissão Mineira Pró-Conferência.

Até o mês de junho, as comissões pró-conferência promovem atividades para sistematizar as propostas que serão discutidas nas etapas estaduais. De julho a setembro, ocorrem as etapas estaduais. Nessa fase, os comitês locais elegem delegados para a etapa nacional. Entre outubro e novembro, ocorrem debates nacionais para sensibilizar a sociedade para importância do evento.

A 1ª Conferência Nacional de Comunicação é uma luta que remonta à Constituição de 1988, quando foi criado o Conselho Nacional de Comunicação. Após duas décadas de mobilização, a realização do evento foi anunciada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o último Fórum Social Mundial, ocorrido em janeiro deste ano, em Belém

Decreto presidencial, convocando a Confecom
http://www.fndc.org.br/internas.php?p=noticias&cont_key=367759

“Por que precisamos da Conferência Nacional de Comunicação”
http://www.fndc.org.br/arquivos/cartilha_fndc_2_edicao.pdf

Mais informações

Comissão Mineira Pró-Conferência Nacional de Comunicação
https://proconferenciamg.wordpress.com/

Comissão Nacional Pró-Conferência Nacional de Comunicação
http://www.proconferencia.com.br/

Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
http://www.fndc.org.br

Informações
(31) 3224-5011 – ramal 7
eventos@sjpmg.org.br

SJPMG logo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: